3.13.2013

Uma raça que me conquistou - Sphynx

Olá pessoas interneticas, como vão?

Bom, não sou muito fã de gato, prefiro cachorro, mais essa raça de gato me conquistou, mais conhecido como o gato mais feio do mundo, mais pra mim não rsrs. O que tenho percebido é que além do cachorro ser o melhor amigo do homem, o Sphynx também, tenho visto vídeos, uns mais fofos que os outros, os donos com seus Sphynx esbanjando carinho.

Origem: Canadá 
Data de Origem: 1966
Esperança de vida: 14 anos
Classificação: Pelo curto.
Peso: 3 para 7 Kg

Historia : O Sphynx, ou Esfinge, destaca-se das outras raças por não ter pêlo. De tempos a tempos, surgem naturalmente gatos sem pêlo nas ninhadas de progenitores com pêlo. Acredita-se que os Astecas criavam gatos sem pêlo. Contudo o Sphynx surge apenas na década de 70 do século XX. 
Em 1966, nasceu em Toronto, nos Estados Unidos da América, um gato sem pêlo chamado Prune. Mais tarde, uma gata com pêlo e o seu filho sem pêlo foram resgatados de um gatil também na mesma cidade. Foi a partir destes exemplares que a raça se fundou. Na Europa e nos Estados Unidos da América foi introduzido sangue de novos exemplares que surgiram espontaneamente.

Hoje em dia a raça foi já estabilizada, o que permitiu ser reconhecida como raça independente pelas maiores associações de gatos internacionais. Contudo, uma das razões por detrás deste reconhecimento terá sido o facto de evitar a mistura entre o Sphynx e o Devon Rex. Os genes desta raça favorecem a propagação do gene “sem pêlo” às ninhadas.

O Sphynx é uma raça extremamente rara, mas que foi muito bem recebida nos Estados Unidos da América.
Curiosidades: Apesar de ser uma raça recente, o Sphynx é já bastante popular no pequeno e grande ecrã.  
No filme Austin Powers, o gato do Dr. Evil é um Sphynx. Esta raça também já fez uma aparição na série Friends, no espisódio "The One with the Ball".
Nos desenhos animados Kim Possible da Disney, a vilã Camille Leone surge sempre com um gato desta raça.
No videoclip I Miss You da banda Blink 182, um gato Sphynx aparece em algumas cenas, tendo direito a uma grande plano do focinho. 


Preço: O Sphynx chega a custa 1.000 a 1.500.


Até a próxima. Nanny!

Um comentário:

  1. Confesso que não gostei. Me assustou um pouco. hihi!

    pauladisse.tk
    @pauladisse

    ResponderExcluir