4.02.2013

Como lidar com o primeiro emprego.

Olá pessoas interneticas, como vão?
Quem nunca pensou no primeiro emprego, principalmente quando chega aos 16/17 anos, aquela vontade de ficar independente, aquela vontade de ter o seu próprio dinheiro, deve ser uma sensação incrivel né. Eu fiquei assim, ou até mesmo pior, então trouxe umas dicas pra quem esta chegando perto ou já esta a procura do seu primeiro emprego e não sabe como lidar com a insegurança e a tímidez.

É muito comum sentirmos insegurança quando temos de enfrentar a experiência do primeiro emprego. Nessa hora é preciso não ter medo de errar, afinal o momento é um aprendizado e se soubermos retirar proveito ganharemos uma tremenda bagagem pessoal e profissional. 
Ao mesmo tempo em que a inexperiência pode provocar vergonha de se expor, se você for uma pessoa ponderada saberá reverter a situação, ou seja, vai lembrar que está ali para aprender, portanto é preciso se expor sim.
Perguntar, questionar, estar a par de tudo que está ao seu alcance. Ser comunicativo, não deixar que nenhuma dúvida o acompanhe até o final do expediente. E para quem já ouviu brincadeiras de mau gosto (muito comum por sinal) dos mais velhos que não perdem uma oportunidade de lembrar da sua condição de "novato", é bom ficar sabendo que essas pessoas ou são mal informadas ou estão fora de moda.

Como o recém-empregado deve agir no ambiente de trabalho para sentir-se bem? É preciso ser capaz de olhar, avaliar, participar e reconhecer o ambiente e as possibilidades de contribuição para que se torne um local melhor, até mesmo no sentido físico. Quem sabe talvez precise ser mais iluminado, mais arejado. É preciso observar muito e tentar descobrir como lidar de maneira amigável e prazerosa com os colegas de trabalho, e nunca esquecer de manter a humildade.
O que fazer para perder o medo e tomar decisões no novo trabalho? Existe o que chamo de " Um Deus" que protege os iniciantes, o próprio nome já diz, você começou agora e é necessário ser capaz de ter iniciativas e superar esse medo, poque é permitido errar. O erro é um acerto que ainda não aconteceu, se você souber compartilhar com os outros essa situação sem medo ou vergonha. Todos nós somos eternos aprendizes.
Qual a melhor atitude para conquistar o respeito dos novo amigos de trabalho? Usar sempre a sabedoria e lembrar que dependemos de muitas coisas para estarmos bem. Nunca impor suas idéias sem querer ouvir os outros. Não ser autoritário e não fingir ter uma personalidade que não é a sua.
O que é ser flexível no ambiente de trabalho? É ser capaz de perceber os outros e perceber a situação, estar atento a tudo. É estar aberto e disposto a olhar, aprender, ver, escutar e dialogar.

E antes de tudo, é sempre bom termos certeza do que queremos fazer, se aparecer a oportunidade de algo que você não saiba ou não costumava fazer, da uma chance e se não der certo é melhor não ensistir.

E em estantes veio a seguinte pergunta na minha cabeça "Eu sou blogueira e não quero deixar o meu blog, o que faço."
Eu estava pensando muito nisso, e quando fui fazer os testes pra depois fazer a entrevista eu falei que tinha um blog e que o meu sonho era torna-lo profissional e que sabia mexer um pouco em HTML e na entrevista eu fiz a mesma coisa, e sabe o que eles fizeram? Me colocaram em uma empresa de turismo pra ficar administrando o site e ajudando na divulgação e esse trabalho não empata de eu ficar mexendo no meu blog, me ajuda até em umas ideias e nas menorias das vezes eu posto quando estou no trabalho, sempre é bom você ta falando suas qualidades mostrando quem realmente você é e se você tem um blog, um vlog é sempre bom falar um pouco sobre.

É isso pessoal espero que tenha ajudado alguém pois essa foi a intensão rs. Desejo boa sorte pra quem esta a procura. Até a próxima.
Nanny!

Nenhum comentário:

Postar um comentário