9.17.2015

Umectação em cabelos oleosos, dúvidas.

Oi gente, trouxe pra vocês um post que no qual respondeu todas as minhas dúvidas sobre umectação em cabelo oleoso. Deixarei a baixo alguns informações dos óleos que podem ser usados na umectação e duas perguntas que eu me fazia muito.

O que é a Umectação?
A umectação se baseia no uso de óleos vegetais e manteigas vegetais para nutrir o cabelo através da reposição da gordura necessária aos fios. A nutrição repõe a carga lipídica que faz parte da composição capilar e é necessária para a saúde dos fios. Na umectação capilar só devem ser usados óleos vegetais 100% puros, ou seja, sem nenhum outro ingrediente na sua composição. Os óleos minerais não devem ser usados, assim como parafina, silicone, vaselina… Sempre que tiver dúvida se algum óleo é permitido, confira se ele é puro e extra virgem.
É importante também pesquisar as propriedades dos óleos e quais deles são adequados para o uso capilar.
Azeite de oliva extra virgem: rico nas vitaminas A, D, E e K, deixa os cabelos brilhantes e leves.
Óleo de rícino: auxilia no controle de queda, no crescimento capilar e no controle de oleosidade.
Óleo de coco: ricos em ácidos graxos e vitamina E. É ideal para cabelos ressecados, pois hidrata e restaura a estrutura dos fios.
Óleo de jojoba: ideal para cabelos oleosos, combate a queda, a caspa e dá brilho. Limpa os folículos capilares e estimula a renovação capilar, controlando a oleosidade dos fios.
Óleo de abacate: ajuda a reduzir sinais de envelhecimento e é rico em vitaminas A e E.
Óleo de semente de uva: ideal para todos os tipos de cabelo, dá brilho e hidrata os fios.
Óleo de linhaça: rico em ômega 3, hidrata, dá brilho e diminui o frizz.
Óleo de argan: rico em vitamina E, ômegas 6 e 9, é anti oxidante.

Meu cabelo não vai ficar oleoso ou pesado?
A umectação capilar, se for feita com os óleos ou manteigas corretos, e se for feita a lavagem correta, não deixa os fios pesados nem oleosos. O fio absorve só os nutrientes e os lipídios necessários para ele.
Porque devo passar o óleo na raiz do cabelo?
É na raiz do cabelo que a absorção dos nutrientes é feita de forma mais intensa. Ao usar o óleo vegetal no couro cabeludo, ele distribui todos os resultados ao longo dos fios. O resultado da umectação capilar é superior quando feito da raiz às pontas.

Bom gente, ali em cima tem o óleo de coco, porém ouvi uma especialista dizer que não é indicado passar na raiz por que ele entope os poros e aumenta o sebo da raiz do cabelo, então antes de fazer a umectação pesquisa bastante sobre o óleo que irá usar, ou você pode usar somente no comprimento que é onde mais necessita de óleo, principalmente se seu cabelo for cacheado no qual o óleo natural do couro cabeludo demora de chegar no comprimento por conta do formato do cacho.
Espero que tenha ajudado a todas assim como me ajudou muito respondendo algumas dúvidas. Se tiver dúvidas só deixar nós comentários.
Dica: Usar o shampoo transparente é super indicado para cabelo oleoso. Usar o anti resíduo umas vez na semana ou no mês dependendo da necessidade do seu cabelo também é super indicado. E lavar o cabelo todos os dias não tem problema nenhum. (Comprovado por uma especialista)
Me encontre: Facebook ♦ Instagram ♦ Twitter ♦ Google + ♦ Tumblr

Nenhum comentário:

Postar um comentário