10.26.2015

Como fazer a maquiagem durar - Pele Oleosa

Quem tem pele oleosa sofre para fazer com que a maquiagem dure mais tempo no rosto. Afinal, é comum o make sumir com facilidade nesse tipo de pele, ao contrário das mulheres que possuem a derme mais seca. Contudo, alguns truques podem ajudar a se manter bonita sem precisar correr até o espelho de tempos em tempos.

Para ajudar, listei as cinco dicas preciosas e bem práticas que podem colocar um fim no problema de uma vez por todas.

Prepare bem a pele – Pessoas com pele oleosa devem sempre usar hidratantes e tônicos com efeito matte (anti-brilho). Segundo a dermatologista Dra. Christiana Blattner, “esses produtos possuem substâncias que absorvem a oleosidade excessiva” e podem ajudar. Antes de iniciar a aplicação dos produtos, procure também lavar o rosto com um sabonete próprio para esse tipo de pele.

Maquiagem certa – É essencial que os produtos usados sejam especiais para pele oleosa ou mista. Existem vários tipos no mercado e eles costumam ser livres de óleo, evitando assim o aumento do brilho e permitindo que a maquiagem fique intacta por mais tempo.

Pó é o grande aliado – Ele dá um aspecto mais opaco à pele e é o maior parceiro nessa hora. Invista nele especialmente na chamada “zona T”, que engloba as regiões da testa e nariz, que são naturalmente mais oleosos. Tenha o pó compacto sempre à mão, deixe em um lugar fácil na bolsa para retocá-lo quando necessário.

Fuja de cremes - Dê preferência a produtos em pó ou bastão, evite os cremes. O pó ou o bastão são mais secos e ajudarão a evitar o excesso de oleosidade. Essa dica serve para qualquer produto do make.

  •  A primeira dica para combater a oleosidade causada pelas altas temperaturas é não lavar demais o rosto. Fazer isso mais de três vezes ao dia, diferentemente do que muitos pensam - não diminui a oleosidade, mas sim, aumenta. Isso porque, para evitar o ressecamento da pele, o organismo produz mais sebo, causando o tão temido efeito rebote. 
  • Evitar a exposição solar excessiva, também é uma dica válida para não potencializar a oleosidade em peles que já possuem essa característica. “A cútis oleosa é muitas vezes herdada geneticamente, mas alterações hormonais, alimentação desregrada, estresse, e até mesmo o excesso de sol aumentam a oleosidade”, explica Patricia Ortiga, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). 
  • Na hora de higienizar a pele, optar pelo uso de sabonetes neutros duas vezes ao dia (de manhã e à noite) ajuda a controlar a oleosidade que aumenta no verão. Além disso, é importante tomar cuidado com produtos abrasivos: eles secam a pele instantaneamente para, em seguida, produzir ainda mais “gordura”.

Cosméticos contra oleosidade

Aplique com pincel – Evitar a esponja também é uma medida que pode ajudar. Isso porque o pincel deposita a maquiagem sem espalhar tanto a oleosidade, enquanto a esponja ou mesmo o dedo podem distribuir esse óleo natural da pele para o restante do rosto.

Outro truque que faz toda a diferença no combate à oleosidade nos dias de calor é retirar a maquiagem do rosto com demaquilantes sem álcool.  Eles secam a face e evitam a produção de óleo. Adstringentes sem álcool também fecham os poros e equilibram o pH cutâneo, acalmando e refrescando a cútis.

Na hora de se produzir vale a pena recorrer à maquiagem matificante, que absorve o óleo da cútis e preserva a água do organismo. “Este tipo de maquiagem auxilia na absorção do excesso de oleosidade sem ressecar a pele”, afirma Katleen Conceição, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Manter a pele hidratada também ajuda a combater a oleosidade excessiva. Por isso, uma dica importante é ter sempre à mão o filtro solar. “O protetor na versão oil free é o mais indicado, pois tende a barrar a entrada dos raios nocivos do sol e ainda hidratar o corpo”, afirma Patricia.

Sempre que possível estou postando dicas pra quem tem pele oleosa, não ajuda só a vocês mais a mim também, sofro muito com isso e luto pra diminuir pelo menos 50%. Espero que tenham gostado do post, alguns informações ficaram repetidas dos outros posts mais vale super a pena relembrar.
Se você sofre com esse problema, assim como eu, vai adorar ver esses posts:

Nenhum comentário:

Postar um comentário