10.05.2015

Jaqueta Jeans - Informações e dicas.


Tão funcional quanto o pretinho básico, não dá para negar que a jaqueta jeans é um quebra-galho e tanto. Afinal, ela acompanha com maestria looks com rendas, vestidos, saias, animal print e o que mais sua imaginação desejar, além, do “total jeans”.
A peça cai bem não apenas com os itens básicos do guarda-roupa, como a velha e boa calça jeans, mas com calças e saias estampadas e cores fortes. Clássica nos looks casuais, surpreende em produções mais fashionistas e garante um toque de descontração e jovialidade na medida certa. Basta avaliar se a combinação das peças não ficará informal demais para usar em determina ocasiões.
Com ela, não tem tempo ruim, literalmente: pode fazer parte de sobreposições com cardigã, moletom, suéter e até com blazer.

Longo Histórico
A jaqueta jeans existe há décadas e suspeita-se que sua autoria esteja dividida entre duas marcas de peso: Levi’s e Lee. Alguns dizem que foi Levis Strauss quem criou a companheira perfeita para a calça do mesmo tecido, mas há quem considere David Lee o grande mentor da peça, que teria se tornado o uniforme ideal para os trabalhadores americanos das minas de carvão, mecânico e maquinistas, em meados dos anos de 1920.
Mas, mesmo sem que se tenha certeza de quem foi seu criador, ela já ganhou adeptos há muito tempo. Nos anos 1940, vestia motoqueiros, já nas décadas durante movimentos populares, como o dos hippies (nos anos 1960).  Até que caiu na graça de ninguém menos que Calvin Klein. O estilista imprimiu um novo conceito à peça as passarelas e a tornou um item fashion em meados dos anos 1970. Desde então, a jaqueta ganhou espaço cativo no guarda-roupa feminino, sobreviveu às tendências e se adaptou com flexibilidade a diferentes estilos e looks.

Os modelos se dividem em lavagens diferenciadas, das mais claras às mais escuras até chegar ao tie dye (com vàrias tonalidades). Os shapes, por sua vez, se apresentam ora mais justos, ora oversized (modelagem nostálgica da década de 1990).
E por que não diferenciar a peça? Customizá-la com aplicações de broches, pedrarias, pérolas e tachas ampliam as possibilidades de torna-la exclusiva.


Democrática e ideal para o dia a dia, a peça pode acompanhar calças para looks mais confortáveis. Vale a pena fugir da mesmice e apostar em acompanhantes pouco óbvios, como um salto.

Apostar em caimentos e comprimentos das outras peças diferentes dos da jaqueta surpreendem ainda mais, deixando a produção com um ar bem fashionista.

Não tem erro: a clássica camisa branca pode ser usada por baixo ou a jaqueta pode ser eleita como protagonista ao ser usada fechada. Mas apesar de não haver regras quanto a combinação, o conselho é: Mesmo sendo jeans com jeans, é preciso cuidado para não dar aquele ar de conjunto. O ideal é apostar em tonalidades diferentes.

Realmente é indispensável né? Depois dessas dicas e informações ótima, corre lá e pega aquela jaqueta que estava guardada a tempo e da uma reformada nela. E se joga nos looks.
Deixa ai nos comentários o que acharam do post. Opinem!

Fonte: Flávia Francellino.

2 comentários:

  1. Ótimo post Nanny! Muitas dicas boas
    Acredita que eu nunca tive uma jaqueta jeans?
    Mas elas me conquistaram e já estou procurando uma *-*
    Beijo!

    http://brigadeirodeamora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive uma mais não tenho mais. Que bom que gostou do post. Com certeza vale a pena ter uma!

      Excluir