2.26.2015

Pilula Anticoncepcional, tomar ou não?

Olá pessoal.
Hoje vim falar do anticoncepcional, o que mais vejo ultimamente é documentários e entrevistas falando sobre o ciclo menstrual e sobre o excesso de dor quando a mulher chega nessa fase ou até depois da menstruação. Só tenho ouvido reclamações e mais reclamações mais o que poucas não vê é que tudo isso pode ser resolvido. Como um médico citou em um jornal, 'Não tem porque a mulher menstruar'. E a solução disso é o anticoncepcional e entre outras formas de prevenir a menstruação e as dores.
Eu mesma não dispenso a pilula, tomo já vai fazer 4 anos, eu sentia dores muito fortes de ficar sem força e deitada tomando remédio pra dor e o pior é que não faziam efeito algum. Tem também a injeção, o problema é que com a injeção você não engravida porém menstrua no final do mês, e ninguém merece ta tomando agulhadas todos os meses né?!
Antes de tomar claro que não só eu, mais muitas mulheres fazem diversas perguntas sobre a pilula. Dei uma pesquisada e aqui está as perguntas mais frequentes em relação a pilula.


  • Qualquer mulher pode tomar pílula anticoncepcional?

A mulher precisa passar por uma consulta com o ginecologista antes de tomar pílula. Existem algumas contraindicações que só um médico pode avaliar, como, por exemplo, pacientes com doenças hepáticas, antecedentes de trombose, câncer de mama, câncer de útero e câncer de ovário.

  • Pessoas com problemas de circulação podem utilizar o medicamento?

As pílulas anticoncepcionais não são recomendadas para essas pacientes, no entanto, é necessário que a mulher converse com um ginecologista para avaliar o caso. Normalmente, os médicos recomendam as pílulas de baixa dosagem, que contêm menos hormônios e têm menos efeitos sobre a circulação.

  • Tomar anticoncepcional por muito tempo pode causar infertilidade?

Não, pelo contrário. A pílula anticoncepcional preserva a fertilidade da mulher e diminui os riscos de desenvolver endometriose, cisto no ovário, mioma e pólipo uterino.

  • O uso contínuo da pílula pode causar câncer?

Não existe nenhuma prova de que a pílula cause qualquer tipo de câncer. O que existe é uma evidência de que ela protege a mulher contra o câncer do ovário e câncer de endométrio. Ao tomar a pílula, a mulher fica protegida também contra o aparecimento de miomas, endometriose, pólipos, cistos no ovário, alguns tipos de infecção e alterações benignas das mamas.

  • A pílula pode interromper o crescimento de pelos?

Existem algumas pílulas que diminuem a quantidade de pelos, principalmente aqueles anormais, que crescem em locais em que a mulher não está acostumada, como face e abdômen. Outras também melhoram a acne e a oleosidade da pele.

  • Existe algum horário ideal para tomar o anticoncepcional?

A melhor hora para tomar pílula é durante a noite. O conteúdo hormonal será absorvido pelo estômago enquanto a mulher está dormindo, portanto, a chance de efeito colateral será menor.

  • A pílula perde o efeito quando é tomada por muito tempo?

Não, pelo contrário. Quanto mais tempo a mulher tomar a pílula, maior o efeito contraceptivo.

  • Pílulas anticoncepcionais podem causar dependência?

A mulher pode se sentir mal quando interromper o uso da pílula ou fizer uma pausa de quatro a sete dias, mas é por causa da queda hormonal. Isso não indica dependência.

  • Na troca de anticoncepcional, há riscos de uma gestação?

Se o anticoncepcional for trocado sem interromper sua orientação de uso, não tem risco nenhum.

  • É possível escolher uma versão genérica ou similar da pílula que consta na receita?

É preciso prestar muita atenção, pois nem sempre a composição do remédio similar ou genérico é exatamente a mesma do medicamento indicado pelo especialista e os resultados podem ser prejudicados. Na dúvida, converse com o seu médico para saber qual a melhor opção.

Eu gosto muito por que além de preservar a fertilidade ajuda a diminuir o risco de algumas doenças e câncer.
Pesquisem quais bate melhor com cada uma  de vocês, a quantidade de hormônio e etc. Pra mim foi a melhor escolha que fiz. Espero ter ajudado. Opinem!

Nanny, Bjs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário