11.23.2015

Dicas de Alimentação para um Cabelo Saudável

Oi gente,
trouxe um post maravilhoso pra todas. Quem não ama dicas né? E melhor ainda quando é em relação a cabelo. Como todas sabemos temos que consumir vitaminas e minerais para manter o cabelo saudável e com uma aparência brilhante e forte. Segue a baixo algumas vitaminas e minerais que são essenciais entre outras dicas.

Proteína
Dieta baixa em proteína pode resultar em perda de cabelo. Consumir frango, peru, peixe, produtos lácteos e ovos, pois são excelentes fontes de proteína, para vegetarianos consumir bastante leguminosas e nozes.

Ferro
O ferro é um mineral importante para o cabelo, pouco consumo de ferro causa perda de cabelo. Produtos de origem animal, como carne vermelha, frango e peixe. Vegetarianos podem adquirir ferro consumindo lentilhas, espinafre e outros vegetais folhosos verdes como brócolis, couve e salada de verdes.

Vitamina C
A vitamina C ajuda na produção de colágeno que fortalece os vasos capilares que fornecem os eixos de cabelo. As melhores fontes são groselhas negras, amoras, brócolis, goiaba, laranjas, mamão, morangos e batata doce. 

Ômega-3
Ômega-3 fornece os óleos que mantenham seu cabelo hidratado. Comer salmão, arenque, sardinha, truta, cavala, abacate, sementes de abóbora e nozes. 

Vitamina-A
Vitamina A é necessário no corpo para produzir o sebo. Sem o sebo pode se obter uma coceira no couro cabeludo e cabelos secos. Incluir na alimentação produtos de origem animal e vegetal colorido como laranja e amarelo, que são ricos em beta-caroteno (que produz a vitamina A) como cenouras, abóboras e batatas-doces.

Zinco
Falta de zinco pode levar a perda de cabelo e deixar o couro cabeludo seco e escamoso. Cereais enriquecidos são boa fonte de zinco, carne e ovos também.

Vitamina-E
O sol danifica os cabelos e a nossa pele, por isso, temos que comer alimentos ricos em vitamina E para fornecer a proteção para o cabelo. Nozes são potências nutricionais, fornecem zinco, selênio e vitamina E.

Biotina
Pouco consumo de biotina pode deixar os cabelos quebradiços e pode levar à perda de cabelo. Inclua alimentos ricos em biotina como íntegros, fígados, ovo, gema, farinha de soja e levedura.
Tratamentos Naturais

Faça sua própria máscara de cabelo para uma nutrição. Bata uma gema de ovo e misture com um purê de abacate e uma colher de mel. Com o cabelo limpo e úmido, massagear e deixar por 30 minutos antes de enxaguar. 

Do que o cabelo é feito? é feito principalmente de uma proteína chamada queratina que também faz as unhas e forma a camada externa protetora da pele. Cada cabelo é composto por três camadas:
  1. A cutícula - camada externa, fina e incolor. Atua como a camada protetora.
  2. O córtex que contém a melanina, que é responsável pela cor do cabelo.
  3. A medula, a camada mais interna, que reflete a luz.

 Você sabia... ... Se seu cabelo é reto ou encaracolado depende da forma do córtex. Em média, as loiras têm mais pelos e as ruivas tem pouco.
Fatores que Interferem no Crescimento do Cabelo
Uma variedade de fatores pode alterar o ciclo de crescimento do cabelo e causar queda de cabelo temporária ou permanente, incluindo medicamentos, quimioterapia, exposição a produtos químicos, fatores hormonais, doença da tireoide, estresse ou fatores nutricionais.

Perda de cabelo
Perda de cabelo pode acontecer a qualquer momento da vida por muitas razões. Quando a perda de cabelo se torna uma preocupação, é importante determinar a causa antes de procurar o tratamento adequado.

Conforme envelhecemos, há uma tendência para nossas fibras de cabelo tornar-se mais fina e mais curta e pode ocorrer perda de cabelo ou envelhecimento. É normal para as mulheres experimentar mudanças no cabelo na gravidez e na menopausa.

A genética também pode ocasionar perda de cabelos em homens e mulheres. Outro fator é repetidamente  perder e recuperar o peso, isso pode tornar seu cabelo quebradiço e sem brilho. 
 
Desequilíbrios hormonais podem produzir mudanças no crescimento do cabelo, como a disfunção da tireoide. Função tireoidiana só pode ser avaliada por exame de sangue. Se você estiver com muita perda de cabelo consulte o seu médico.

Espero que as dicas sejam uteis para todos. Até a próxima!

Um comentário:

  1. Esses dias ando comendo melhor e percebi que realmente meu cabelo tem melhorado a aparência! Viva

    www.coisasdemair.com.br

    ResponderExcluir