1.20.2016

Resenha: Roseiral - José Inácio Vieira de Melo

Oi gente, como estão?
Venho compartilhar com vocês um livro que recebi essa semana e me encantou pela capa, pelas ilustrações e principalmente o conteúdo. 
SOBRE:
O que mais espanta em José Inácio Vieira de Melo é a extrema vitalidade de sua poesia. Uma poesia telúrica e carnal. Visceralmente ligada ao cotidiano, transfigurada pelo mistério que parece emergir das coisas mais simples. Uma poesia que nasce no sertão e se abre para o mundo: açoite de vento a levantar nuvens de poeira vermelha nos campos de sonho onde, guardador de rebanhos, o poeta aos poucos vai cercando seus alqueires de versos.  
Tudo é tão solar, tão reluzente, nas trilhas de um território dividido entre a aridez do deserto e a doçura das rosas. Água de cacimba, sumo de frutas com sabor de sangue, espinhos de mandacaru, tudo serve de alimento à fome de inventar-se. 
Na casa de seus quarenta anos, sozinho e assombrado diante de si mesmo, o poeta faz uma espacie de balanço de tempo revisitado. "Entre a poeira dos livros/ e a poeira da estrada", recolhe as lembranças de um mundo perdido, onde guerreiros encourados cantam seu aboio no cinzento das manhãs ou no afogueado das tardes.
Pastor de silêncio, o poeta segue as pistas deixadas nos labirintos da memória e, com a força dos esconjuros, liberta as palavras que, como abelhas aflitas, rodopiam no ar com o brilho de faíscas em coivaras acesas.

Myriam Fraga

Eu sou apaixonada pela literatura brasileira, principalmente pelas poesias e poemas que tanto diz sobre a real estória e emoções do escritor. É uma escrita pura e realista que querendo ou não está no cotidiano porém não é percebido pela maneira que é escrita a poesia. Cada poesia cada leitura é inspiradora, mostra o quanto faz parte do nosso passado tanto quanto do presente.

Tão cheio de verdade tão cheio de melancolia, de felicidade de ironias, sem nenhum pudor. 

Escritor José Inácio Vieira de Melo

O livro ao todo é incrível. As ilustrações os rabiscos.
É um livro que indico pra cabeceira. Ou para o lugar que mais receba sua visão que tenho certeza que logo vai bater vontade de pega-lo e ler um verso.

Espero que tenham gostado. Até a próxima. 

SKOOB • INSTAGRAM • FACEBOOK

Nenhum comentário:

Postar um comentário